A um dia de realizar o segundo debate presidencial, o semanário "Desde de la Fe" da arquidiocese do México, exortou aos cinco candidatos a aproveitar esta oportunidade para expor suas propostas e não para atacar-se.

"Não é suficiente expressar idéias memorizadas, mas sim expor em confrontação as próprias propostas ou as mútuas coincidências diante da realidade nacional e das expectativas para o futuro", acrescentou o semanário em sua página editorial.

Desde la fe explica que "não se trata de eleger personalidades impactantes, mas sim programas de governo garantidos pela coerência e solidez de quem o propõe". O texto assinala que o país necessita "um verdadeiro debate das idéias".

Por sua parte, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, solicitou aos candidatos tocar "os pontos mais sensíveis que atualmente tem o México", como a violência, a educação e o aumento de postos de trabalho.

"É dever dos candidatos expor e defender com toda clareza suas propostas de governo. É um dos recursos de maior eqüidade na legítima competência para alcançar a mais alta responsabilidade política do país", afirmou o Cardeal ao finalizar a Missa dominical.

As eleições presidenciais e legislativas no México se realizarão em 2 de julho.