O Porta-voz da Conferência Episcopal Argentina (CEA), Pe. Jorge Oesterheld, informou que a pedido do Presidente Néstor Kirchner, estão se fazendo as gestões para que os governos argentino e uruguaio retomem o diálogo pelo tema das indústrias de papel.

O sacerdote esclareceu que não se trata de uma mediação, mas sim de "uma gestão de bons ofíciosque tende a criar um clima de diálogo entre Buenos Aires e Montevidéu". Nesse sentido, lembrou a jornada de oração realizada nas paróquias de ambos os países pela fraternidade dos povos.

Por outro lado, o Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), Dom Pablo Galimberti; e o Bispo de Gualeguaychú, Dom Jorge Lozano, manifestaram sua preocupação pelo tempo que transcorre, o qual "pode danificar e machucar a fraternidade que há entre os dois povos". O Prelado uruguaio indicou que o objetivo é "fazer espaços de escuta, fundamentais para procurar juntos a verdade e ir construindo a paz".

Dom Galimberti, quem deu estas declarações ao finalizar a Conversa entre o Mundo do Trabalho e a Igreja, organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), explicou que embora ambos os governos estiveram sempre à expectativa, nenhum dos dois formalizou "nunca" o pedido de mediação.

"O pedido do Presidente (Kirchner) na Semana Santa foi que as conferências episcopais pudessem brindar bons ofícios para o diálogo, mas não era um pedido de mediação no sentido técnico da palavra", assinalou por sua parte Dom Lozano.