Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo de Patos, disse estar muito contente pela grande quantidade de católicos que há em sua diocese, mas advertiu que "ser católico de nome não é suficiente", durante uma recente visita a sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre.

Para o Prelado, faz falta "promover uma consciência católica nos fiéis", que de acordo às últimas estatísticas chegam aos 90 por cento dos 400 mil habitantes de sua diocese. Do mesmo modo, ressaltou a necessidade de que os leigos tenham uma sólida formação para o qual em fevereiro deste ano estabeleceu a Escola Teológica Pe. Joaquím Assis Ferreira.

Dom Manoel manifestou que "como resultado da falta de recursos neste ano, unicamente 60 líderes leigos poderão fazer os cursos oferecidos pelo instituto" mas "para o ano 2007 e os seguintes anos, esperamos que 120 pessoas por ano possam participar deles". Também destacou a importância dos meios de comunicação católicos para combater a influência agressiva das seitas, especialmente nos jovens.

O Bispo de Patos, cuja diocese se encontra se localizada no nordeste brasileiro no estado da Paraiba, assinalou que além da formação dos leigos e dos meios de comunicação católicos "a piedade popular é o terceiro pilar da evangelização". "Atualmente estamos preparando uma grande missão popular incluindo visitas porta a porta nas 28 paróquias. Estou convencido que a visita papal ao Brasil vai contribuir para o êxito deste projeto", concluiu.