No marco de uma Missa celebrada na Basílica de Santa María la Mayor desta cidade e presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Paul Poupard, quatro jovens leigas consagradas da Fraternidade Mariana da Reconciliação (FMR) emitiram seus compromissos de plena disponibilidade apostólica a perpetuidade em nesta associação.

As novas professas perpétuas são as brasileiras Yara Fonseca e Angélica Da Silva e as colombianas Ana Lucía Montoya e Beatriz Palacio.

Em meio de um ambiente de festa e oração marcado pela presença de mais de um mil e quinhentos membros do Movimento de Vida Cristã (MVC) da América, Europa e Ásia que peregrinaram a Roma com ocasião do Encontro do Papa Bento XVI com os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades em 3 de junho, o Cardeal ressaltou o valor para a Igreja dos compromissos assumidos pelas "fraternas" em ordem à evangelização da cultura.

"Hoje algumas irmãs leigas fazem sua profissão perpétua para consagrar-se a Cristo sob o sinal da reconciliação, para trabalhar no campo da educação e da cultura. Que magnífica coincidência! A providência quis que no dia de São Justino, filósofo e mártir, recebam a graça e a bênção de Deus para estar no mundo" para evangelizar, disse o Cardeal no início de sua homilia.

O Cardeal denunciou o relativismo e o negativismo de hoje e convidou às novas professas a olhar sempre à Virgem Maria para atuar com confiança diante dos desafios atuais. "Diante da realidade do relativismo da cultura, o deserto espiritualista da manipulação da informação, nos oferece o silêncio de Nazaré, o serviço a Isabel e o Magnificat. Não existe nada mais contraditório para o homem que uma vida alienada frente à experiência do amor da Encarnação de Cristo vivo que lhe abre o horizonte do sentido da história, fazendo-o cada vez mais completo", assinalou o Cardeal francês.

Continuando sua reflexão sobre a cultura, o Cardeal disse que os cristãos "queremos uma mudança cultural, um novo humanismo cristão que não afete à identidade católica da América Latina, que não restrinja a fé somente aos espaços litúrgicos, que purifique a memória e que sinta as bases de um desenvolvimento integralmente sustentado, quer dizer, humanizante, cristificante".

Do mesmo modo, o Cardeal Poupard sublinhou o papel protagonista da América Latina na evangelização atual e destacou a importância da disponibilidade apostólica para anunciar o Senhor Jesus na própria história e segundo o próprio carisma.

Concelebraram a Eucaristia o Secretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Karl Josef Rommer, o Bispo da diocese peruana de Callao, Dom Miguel Irizar, o Bispo Auxiliar de Lima, Dom José Antonio Eguren e mais de 20 sacerdotes de distintas nacionalidades.

A FMR é uma associação pública de fiéis fundada no Peru em 1991 pelo leigo consagrado peruano Luis Fernando Figari. As "fraternas", como são conhecidas suas integrantes, estão presentes, além do país de fundação, na Colômbia, Equador, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e proximamente na Austrália.