Ao receber aos participantes na terceira reunião do conselho ordinário do Sínodo dos Bispos que estão colocando em ordem as propostas do último sínodo, "A : fonte e cume da vida e da missão da Igreja", o Papa Bento XVI destacou que a tarefa do bispo é a de alimentar o povo cristão com a Verdade.

"O encontro atual é uma ocasião propícia para destacar de novo a importância da caridade na atividade dos pastores da Igreja", disse o Pontífice, e adicionou que "nutrir o rebanho do Senhor é um ministério de amor vigilante que exige uma dedicação total até o extremo das forças e, se for necessário, até o sacrifício da vida".

"A Eucaristia –adicionou– é sobretudo a fonte e o segredo do impulso permanente de nossa missão".

"Em realidade, o bispo –destacou o Papa–, configura em sua existência eclesiástica a imagem de Cristo que nos nutre com sua carne e seu sangue. Da Eucaristia o Pastor obtém forças para exercer essa caridade pastoral particular que consiste em dar ao povo cristão o alimento da verdade".

Bento XVI destacou ainda que "a verdade do amor não pode silenciar-se, porque é a essência de Deus. Pregá-la ‘desde os telhados’ não é só ‘amoris officium’ (amor de ofício), mas também mensagem necessária para o ser humano de cada época. A verdade do amor evangélico interessa a cada ser humano e a toda a humanidade e obriga ao pastor a proclamá-la sem temores nem reticências, sem ceder nunca aos condicionamentos do mundo".

O Papa finalizou seu breve discurso recordando aos bispos que "em uma época como a nossa, caracterizada pelo fenômeno cada vez mais crescente da globalização, é sempre mais necessário fazer chegar a todos, com vigor e claridade, a verdade de Cristo e seu Evangelho de salvação".

"Os campos onde proclamar e testemunhar com amor a verdade são inumeráveis: tanta gente tem fome e não pode adoecer em busca de alimento", concluiu.