O Presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, exigiu ao Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, explicar durante o debate do Estado da Nação por que estão descumprindo 80 por cento das promessas eleitorais a favor da família.

Hertfelder afirmou que Rodríguez Zapatero tem a obrigação de explicar às famílias espanholas por que, em mais da metade da legislação atual não foram colocadas as promessas que fez o PSOE durante a campanha eleitoral.

O Presidente do IPF disse que entre as principais promessas que não foram cumpridas, total ou parcialmente, estão a da criação da Secretaria de Estado de Políticas Familiares e do Conselho Estatal de Políticas da Família, o aumento do salário em cem euros, a ajuda econômica pelo nascimento, a reforma fiscal, ajuda à natalidade, apóio à família nos PGE, e a lei de apoio às famílias com necessidades especiais.

Hertfelder indicou que se o Governo desperdiçar esta oportunidade para falar de seus compromissos com a família, constaria uma falta de sensibilidade para com a família e uma falta de vontade política para cumprir seus compromissos.