O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, indicou que está se fazendo "uma história que não corresponde à realidade dos fatos", aonde existe um "passado da Idade Média totalmente obscuro e obscurantista, e nada disso", durante a apresentação do livro de Gonzalo Menéndez-Pidal "A Espanha do século XIII lida em imagens".

Conforme informa a Europa Press, o Cardeal negou também que os Reis Católicos tenham sido como dizem alguns "o pior que se passou em Andaluzia" já que afirmar coisas como essa é "desfigurar a história" e que quem o faz "quer aproveitar do mundo presente para uns interesses que não correspondem à realidade".

O Arcebispo destacou que Toledo tem as portas abertas, símbolo de sua trajetória histórica e presente, que olha ao futuro porque "acreditamos na história", e considerou "uma jóia e uma verdadeira delícia" contemplar as páginas do livro de Menéndez-Pidal.

Por sua parte, o diretor da Real Academia de História, Gonzalo Anes y Álvarez de Castrillón, afirmou que as ilustrações do livro permitem dispor de "uma seleção inteligente das melhores miniaturas das Cantigas, do livro dos Jogos, da Crônica Geral, da Estória Geral, dos códices dos músicos ou do Códice das Histórias".

Em seu livro, Menéndez-Pidal defende a necessidade de dialogar com novas fontes de documentação, como a história oral ou gráfica. Assim, a pintura e a escultura são para ele veículo de expressão estética ou instrumento de expressão lógica.

Para o autor, as vezes o historiador toma consciência de que há relatos que chegaram em forma não escrita. Junto com o documento escrito, se presta maior atenção ao relato oral e se reconhecem períodos históricos na vida do homem em que a história prevaleceu.