Durante seu encontro com os movimentos eclesiais no Santuário de Jasna Gora, o Papa Bento XVI afirmou que a vitalidade destes "é um sinal da presença ativa do Espírito Santo", e os exortou a levar o Evangelho aonde não chegam os sacerdotes e religiosos.

O Papa insistiu a seus membros a formar "suas mentes e seus corações nas obras dos grandes mestres e testemunhas da fé, sabendo que as escolas de espiritualidade não devem ser um tesouro encerrado em conventos ou bibliotecas".

Nesse sentido, o Pontífice explicou que "a sabedoria do Evangelho (...) deve ser comunicada de maneira amadurecida, não infantil nem agressivamente, ao mundo da cultura e do trabalho, ao mundo dos meios e da política, ao mundo da família e a vida social".

Por outro lado, recordou-lhes que a missão dos movimentos nasce da fé da Igreja" e da riqueza "dos frutos do Espírito". Indicou que "a autenticidade da fé e a missão, que não dirige sua atenção a si mesmo mas sim na verdade irradia fé e amor, pode ser provada medindo-a com a fé de Maria".

Finalmente, Bento XVI chamou os membros dos movimentos a testemunhar que "Deus é Amor". Afirmou que "certamente o serão se colocarem-se na escola de Maria. junto a ela experimentarão pessoalmente que Deus é amor, e transmitirão esta mensagem ao mundo com a riqueza e variedade que o Espírito Santo saberá como acender".