A Santa Sé ofereceu alguns detalhes do itinerário e atividades do Papa Bento XVI em sua viagem apostólica à Polônia onde de 25 a 28 de maio visitará Varsóvia, Czestochowa, Cracóvia, Wadowice, Kalwaria Zebrzydowska e Auschwitz.

Nesta viagem apostólica, a segundo de seu pontificado depois da realizada à Alemanha em agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre partirá às 8h40 de Roma e chegará a Varsóvia às 11h. Depois da cerimônia de boas-vindas no aeroporto internacional de Varsóvia/Okecie, irá de papamóvel até a Catedral de São João, que João Paulo II visitou cinco vezes, onde se encontrará com o clero.

Depois de almoçar no palácio arcebispal de Miodowa, o Pontífice se dirigirá à nunciatura apostólica. Às 17h45 realizará uma visita de cortesia ao Presidente da República, Lech Kaczynski, no palácio presidencial.

Uma hora depois, na igreja luterana da Santíssima Trindade, o Papa participará de um encontro ecumênico com os representantes das sete Igrejas que formam parte do Conselho Ecumênico Polonês e com representantes de outras religiões.

Este templo luterano foi construído em 1781 em uma região pobre na periferia da cidade. Durante a guerra, em 1939, perdeu a cúpula de madeira, que foi substituída anos mais tarde por uma de aço. As autoridades comunistas proibiram a abertura da igreja ao culto e a colocação de uma cruz sobre a cúpula. O edifício foi usado como sala de concertos. Em 1956, ao final do regime estalinista, a comunidade evangélica recuperou a igreja.

Depois este encontro, o Papa irá até a nunciatura, onde pernoitará.