Por ocasião da próxima celebração da Solenidade de Pentecostes, a Comissão Episcopal de Apostolado Secular dirigiu a todos os fiéis espanhóis uma mensagem intitulada "Enviados a evangelizar", na qual exorta a viver a vocação cristã de anunciar o Evangelho.

Os bispos espanhóis lembraram aos fiéis que "os cristãos, enxertados em Cristo e incorporados à Igreja em virtude do sacramento do batismo, recebemos o dom do Espírito Santo, que nos ajuda a vencer o medo e nos impulsiona a sair até os limites da terra para proclamar a Boa Notícia da salvação de Deus. Como os apóstolos de Jesus, também nós, inundados do gozo e alegria do Ressuscitado, somos convocados nesta hora da história para dizer ao mundo que o Senhor vive e que é o único salvador dos homens".

Em seguida assinalaram que, se por um lado se conta a muitos fiéis que vivem de maneira inabalável sua adesão a Jesus Cristo, por outro há muitos batizados que contemplam a vida com seus próprios olhos e não são capazes de ver "com os olhos de Deus". Deste modo, advertiram a existência de cristãos que vivem desanimados e desiludidos diante da falta de frutos pastorais e diante do progresso constante da indiferença religiosa. Vivem um conformismo evangelizador ou "em um grande confusionismo doutrinal e vivencial, no qual afirmam acreditar em Jesus Cristo, mas sem traduzir essa fé em ações coerentes".

Os bispos lembraram em sua mensagem que um cristão não age nunca em seu nome próprio, mas sim em nome de Cristo e como membro da Igreja. Ao acolher a Cristo, como o Messias e Senhor, é que se está capacitado para dar testemunho e para dizer aos demais o que se viu e ouviu.

Também enfatizaram que "nunca foi possível evangelizar sem deixar-se evangelizar. Não se pode anunciar nem dar testemunho de Jesus Cristo, se os evangelizadores não o tivermos descoberto previamente a partir de uma atitude de sincera conversão e adesão a sua pessoa".

Mais adiante destacaram os bispos que em Pentecostes, o "mesmo Espírito, que acompanhou os primeiros passos da Igreja, é também o que atua constantemente no mundo e em nossos corações para nos lembrar o que Jesus nos ensinou" e para superar os obstáculos que possam nos apresentar.

Finalmente, indicaram que "a santidade é o primeiro convite que o Senhor dirige a todos. Os homens e mulheres de hoje vivem saturados de palavras e esperam testemunhas. Não só necessitam que os evangelizadores lhes falem de Cristo mas também o mostrem com as obras.