O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñíguez, anunciou que em três ou quatro meses será retomada a construção do Santuário dos Santos Mártires Mexicanos, canonizados em 21 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II.

Durante a Missa oficiada em honra aos mártires "cristeros", o Cardeal assinalou que "celebramos a festa do amor de nossos mártires, que nos convida a fazer de nossas vidas algo importante, não algo banal".

Por sua vez, a arquidiocese de Guadalajara indicou que a retomada das obras se deve a que finalmente foram superados os problemas econômicos e legais que as detiveram durante anos.

Sua construção foi impulsionada pelo Cardeal Sandoval Iñíguez em 1998 e, de acordo com os planos iniciais, devia se tornar o maior edifício religioso da América e abrigaria os participantes do Congresso Eucarístico Internacional de 2004.

Entretanto, a nova obra contempla um templo com capacidade para doze mil pessoas e uma gigantesca esplanada para 50 mil fiéiss. Também será construída a sede da Cáritas Guadalajara, uma clínica assistencial, uma escola de enfermagem e uma hospedaria com refeitório para os pobres e assistência aos peregrinos.