Ao consagrar neste domingo a nova co-catedral de Sofia, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, disse que este ato simboliza o "renascer cristão da Bulgária" e é o cumprimento da promessa feita pelos católicos búlgaros a João Paulo II em sua visita ao país em 2002.

"Trata-se de um símbolo do renascer cristão da Bulgária", disse o Cardeal conforme informa a Rádio Vaticano. "Hoje se abre uma nova página na vida desta cidade, capital e centro da vida cultural do país", acrescentou o Cardeal.

"Prossigam agora enfeitando e embelezando esta Casa de Deus para que se converta em um centro de irradiação de fé em sua sociedade", disse o Secretário de estado referindo-se ao templo destruído quase em sua totalidade durante a II Guerra Mundial, e que está dedicado a São José.

Segundo a Rádio Vaticano, "a pequena mas viva comunidade católica búlgara está orgulhosa de possuir outras cinco Igrejas edificadas após a queda do regime comunista, além de viver o renascer das comunidades religiosas e dos movimentos eclesiais".