Com uma multitudinária Missa celebrada no estádio Orlando Scarpelli, em que participaram 25 mil fiéis, entre os quais se encontravam três mil delegados de quase 250 diocese do país, iniciou-se ontem o 15° Congresso Eucarístico Nacional nesta cidade.

Hoje pela manhã, os quase 250 bispos presentes para o evento, celebraram a Missa no Santuário de Santa Paulina, um fato histórico para o santuário pela presença da multidão de fiéis. De noite, em todas as comunidades da arquidiocese de Florianópolis, incluindo hospitais, presídios, colégios católicos, capitanias militares e universidades, celebrarão Missas, presididas pela multidão de Bispos e sacerdotes que participam do encontro.

Hoje se inicia também o Simpósio Teológico no qual mais de três mil participantes refletirão em torno do mistério da Eucaristia, à luz do projeto de evangelização da Conferência Nacional de Bispos do Brasil "Queremos ver Jesus".

Durante o Simpósio Teológico, o Enviado Pontifício para o Congresso, Cardeal Eusébio Scheid, terá a seu cargo uma das três grandes conferências. As outras serão proferidas pelo Bispo de Chapecó, Dom. Manoel João Francisco, e pelo Arcebispo do Mariana, Dom Luciano Mendes do Almeida. Neste evento participarão também representantes de paróquias, movimentos e comunidades de Florianópolis.

Ao final do Simpósio se pretende aprovar a Carta Eucarística à Igreja no Brasil, síntese das conferências, seminários e debates realizados. Com este documento se busca reforçar o projeto "Queremos ver Jesus", para que a Eucaristia seja o motivo e centro da promoção de cada pessoa e da transformação da sociedade brasileira.