Através de um comunicado publicado hoje, a Legião de Cristo e o Movimento Regnum Christi renovaram seu compromisso de fidelidade e serviço à Igreja depois do comunicado da Santa Sé sobre a conclusão da investigação das acusações feitas ao seu Fundador, o Padre Marcial Maciel.

Publicamos o texto na íntegra do comunicado do departamento de imprensa da Congregação dos Legionários:

Em relação à notícia da conclusão da investigação das acusações feitas ao padre Marcial Maciel, nosso venerado pai fundador, a Congregação dos Legionários de Cristo informa o seguinte:

1. O Pe. Marcial Maciel recebeu ao longo de sua vida uma infinidade de acusações. Nos últimos anos, algumas delas foram apresentadas à Santa Sé para abrir um processo canônico.

2. Diante das acusações feitas contra si, ele afirmou sua inocência e seguindo o exemplo de Jesus Cristo optou sempre por não se defender de maneira nenhuma.

3. Considerando sua avançada idade e seu precário estado de saúde, a Santa Sé decidiu não realizar o processo canônico e "convidar o padre a uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo ministério público".

4. Ele, com o espírito de obediência à Igreja que sempre o caracterizou, aceitou este comunicado com fé, com total serenidade e com tranqüilidade de consciência, sabendo que se trata de uma nova cruz que Deus,  Pai de Misericórdia, permitiu que sofra e da qual obterá muitas graças para a Legião de Cristo e para o Movimento Regnum Christi.

5. Os legionários e membros do Movimento Regnum Christi, a exemplo do padre Maciel e unidos a ele, acolhemos e acolheremos sempre todas as disposições da Santa Sé com profundo espírito de obediência e fé e renovamos nosso compromisso de trabalhar com toda intensidade para realizar nosso carisma da caridade e estender o Reino de Cristo servindo à Igreja.