A juventude católica canadense iniciou a preparação espiritual para o 49º Congresso Eucarístico Internacional que se celebrará nesta diocese de 15 a 22 de junho de 2008 com o lema "A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo", ano em que se celebra o 400° aniversário de fundação desta cidade.

Conforme informa a agência Fides, a arquidiocese de Québec organizou uma primeira reunião de preparação de 19 a 22 de maio dirigida aos jovens de todas as diocese do país. A iniciativa deste encontro foi lançada pelo Arcebispo de Québec, Cardeal Marc Ouellet, no qual a juventude está chamada a participar plenamente para celebrar e anunciar o Jesus Cristo vivo na Eucaristia, como o coração da Igreja.

A preparação se servirá de catequese, celebrações litúrgicas, e iniciativas de solidariedade, conforme explicaram os organizadores. A sede deste primeiro encontro será o Jèsus-Enjoe College of Sillery, em serão expostos temas referentes à Eucaristia, haverá celebrações litúrgicas e adorações eucarísticas. O programa constará também de uma catequese do Cardeal Ouellet: "Cristo vem para se encontrar contigo" e terminará com uma procissão no domingo à tarde.