A Conferência Episcopal Uruguaia anunciou que acolherá a proposta dos presidentes das conferências episcopais da América Latina e o Caribe, de encerrar a próxima V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e o Caribe, com uma grande missão continental.

Conforme informa a agência Fides, a Comissão de Pastoral Nacional da Conferência Episcopal Uruguaia também publicou uma série de fichas como preparação para a V Conferência Geral que se celebrará na Aparecida, Brasil em maio de 2007. As fichas foram enviadas a todas as Igrejas que participarão do evento.

Esta comissão adaptou cada uma das fichas à realidade cultural e eclesiástica uruguaia, propondo um método de trabalho em três passos: ver a realidade uruguaia, julgá-la a partir dos elementos de reflexão que oferece o documento de trabalho e propor linhas de ação para transformar a realidade nacional para o futuro.

Os presidentes das diversas conferências episcopais latino-americanas manifestaram sua intenção de não concluir a V Conferência Geral apenas com um documento, mas sim com uma Grande Missão Continental, cujo tema se desprenderá do mencionado texto. O modo de realizá-la dependerá de cada uma. Para isso propõem, a partir da leitura dos Atos dos Apóstolos, procurar novas expressões com um novo ardor missionário.

Os objetivos principais desta grande missão seriam destacar que o envio missionário de Jesus tem por sujeito todo o Povo de Deus e ficar em ação missionária e permanecer nela como expressão irrenunciável do ser discípulos.