Três importantes cardeais da Santa Sé lamentaram a ignorância religiosa expressada no livro "O Código Da Vinci" de Dan Brown e o filme do mesmo nome que estreará mundialmente no dia 18 de maio.

Durante uma conferência realizada em Roma sobre literatura e religião, o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, afirmou que o mencionado livro distorce seriamente a história da Igreja e se aproveita do desconhecimento de muitos católicos sobre a fé para confundir a realidade da ficção. "A ausência de conhecimentos básicos torna difícil distinguir entre fábulas, fantasias e ataques à história e valores da Igreja", anotou.

Do mesmo modo, ao comentar uma passagem do romance de Dan Brown que mostra o suposto manejo do Colégio Cardinalício, o Cardeal Julián Herranz, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, assinalou que lhe fazia rir porque parecia "um pouco saído de um filme da máfia, uma espécie de encontro de gangsters em Chicago". Acrescentou que a Igreja deve "insistir às pessoas a ler tudo o que for necessário para poder confrontar as mentiras do texto com a verdade da fé cristã".

Finalmente, o Cardeal Jose Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, indicou que não cabe a menor dúvida de que tanto o livro como o filme mostram uma grande ignorância sobre a verdadeira história de Cristo e da Igreja.