Ao receber o primeiro grupo de bispos do Canadá em visita "ad limina", o Papa Bento XVI afirmou que este encontro e os sucessivos com os prelados canadenses lhe darão a oportunidade para refletir sobre "alguns temas significativos para a missão da Igreja na sociedade canadense, marcada pelo pluralismo, o subjetivismo e uma crescente secularização".

O Santo Padre lembrou que a cidade de Québec, que celebrará em 2008 o quarto centenário de fundação, acolherá nesse mesmo ano o Congresso Eucarístico Internacional, e convidou essa diocese a redescobrir "o lugar que a Eucaristia deve ocupar na vida da Igreja", já que em seus informes os prelados tinham destacado "a notável diminuição da prática religiosa nos últimos anos" e "a particular escassez de jovens nas assembléias eucarísticas".

"Os fiéis devem estar convencidos do caráter vital da participação regular na assembléia dominical, para que sua fé possa crescer e se expressar de modo coerente. Com efeito, a Eucaristia, fonte e cume da vida cristã, nos une e nos conforma ao Filho de Deus. Constrói também a Igreja, consolidando-a em sua unidade de Corpo do Cristo; nenhuma comunidade cristã pode se edificada se não tiver sua raiz e seu centro na celebração eucarística", advertiu o Pontífice.

O Santo Padre destacou que "a diminuição do número de sacerdotes, que às vezes torna impossível a celebração da Missa dominical em certos lugares, chama a atenção, de forma preocupante, sobre o lugar que ocupa a sacramentalidade na vida da Igreja. As necessidades da organização pastoral não devem comprometer a autenticidade da eclesiologia".

"O papel central do sacerdote que, in persona Christi capitis ("no lugar de Cristo cabeça"), ensina, santifica e governa a comunidade, não deve ser minimizado", destacou o Papa.

Em seguida, assinalou que "a importância do papel dos leigos, cuja generosidade ao serviço das comunidades cristãs agradeço, jamais deve ocultar o ministério absolutamente insubstituível dos sacerdotes para a vida da Igreja. Por isso, o ministério do sacerdote não pode ser confiado a outras pessoas sem prejudicar de fato a autenticidade do próprio ser da Igreja".

"Além disso, como poderão os jovens querer se tornar sacerdotes se o papel do ministério ordenado não for definido e reconhecido claramente?", questionou o Papa.

Sinais de esperança

Bento XVI reconheceu, entretanto, que pesar destes problemas, "a sede de renovação que se sente entre os fiéis constitui um sinal de esperança"; e se referiu depois ao "impacto positivo" para os jovens canadenses da Jornada Mundial da Juventude celebrada em Toronto (2002), assim como ao Ano da Eucaristia, que despertou um novo interesse pela adoração eucarística.

"Se como escreveu João Paulo II –lembrou Bento XVI–, em nossa época, o cristianismo deve se distinguir sobretudo pela arte da oração’, como não sentir uma renovada necessidade de estar longos momentos em conversação espiritual diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento?".

O Papa agradeceu aos Institutos de vida consagrada no Canadá pelo empenho apostólico e espiritual de seus membros"; mas lembrou-lhes de que "é um dever primordial transmitir sem medo o chamado do Senhor, suscitar vocações e acompanhar os jovens na via do discernimento e do empenho, na alegria de dar-se no celibato".

"Convido pois a comunidade católica de Québec a prestar atenção renovada a sua fidelidade à verdade do ensinamento da Igreja, no que concerne à teologia e a moral, dois aspectos inseparáveis do ser cristão no mundo", concluiu o Pontífice.