A revista cubana Vitral completa 12 anos a serviço da Igreja em Cuba, como um espaço que busca se tornar a liberdade da luz", como afirmam os editores na capa de cada um de seus números.

Segundo o website da publicação, Vitral é "uma revista sócio-cultural católica cubana, um espaço para a transparência, a reflexão pluralista e a luz multicolorida de Cuba que oferece o Centro de Formação Cívica e Religiosa da diocese de Pinar del Rio".

Os que elaboram a Vitral afirmam que esta revista "quis ser canal para os que não tiveram voz e ressonância para os que tendo sua palavra própria e diversa, não encontrou onde nem como expressá-la" "A estatura que temos é a tiragem que pouco a pouco, como uma criança que cresce, nossos benfeitores nos proporcionaram, de 300 exemplares em 1994 a quase 10 mil hoje", acrescentam.

"Quisemos ser um espaço para a luz de cada pessoa, um pequeno espaço para cada cubano e cubana. Um espaço plural, nem único nem acima de nossa realidade. Sabemos que foi um espaço polêmico e difícil", afirmam.

"Os cubanos –continuam– sem distinção de ideologias ou lugar de residência, devemos nos empenhar em aprovar esta disciplina pendente: Criticar as idéias sem ofender as pessoas, denunciar o que considerarmos errôneo mas sem demolir a vida dos que caíram no erro".

Os editores manifestam sua alegria por "nosso estilo de que cada crítica termine com um olhar alto e digno, sem derrotismos, nem paralisia". "Nossos leitores poderão comprovar que especialmente nossos editoriais, onde expressamos formalmente nossa forma de pensar, sempre terminam confiando no povo cubano, em suas capacidades, em suas virtudes", acrescentam.

Finalmente, agradecem "a Deus que até nossos críticos mais severos tenham reconhecido, sem paixões e sem prejuízos, a cubanicidade de nossa revista. Seu invariável amor a Cuba. Sua paixão por nossa cultura e nossa nacionalidade. Sua defesa irrestrita de nossa soberania desde baixo e de dentro. A promoção de nossa identidade nacional e de nossa consciência de cubanos e cubanas".

Conheça mais sobre a revistra Vitral em: http://www.vitral.org