O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, chamou os bispos a rogar a Nossa Senhora de Luján para que nos ilumine e possamos cumprir "a missão para a qual fomos enviados", que é ajudar os argentinos "a se encontrarem e se deixarem encontrar com Jesus".

Durante a Missa de abertura da 91° Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Argentina (CEA), o Cardeal destacou a "calidez maternal" da Santa Maria para com os argentinos. "Uma humilde imagem de sua ‘Limpa e Pura Concepção’ ficou milagrosamente na Vila de Luján como sinal de sua maternal proteção do povo peregrinante na Argentina e isto para serem ‘levados pela sua mão’ para o Senhor", afirmou.

Do mesmo modo, disse que durante a Assembléia "procuraremos os modos e as palavras para poder realizar hoje o que Isaías proclamava: ‘Fortaleçam os braços débeis, robusteçam os joelhos vacilantes; digam aos que estão desanimados: Sejam fortes, não temam aí está seu Deus... Ele mesmo vem nos salvar’".

Entretanto, reconheceu que "nem sempre é fácil anunciar estas palavras; é preciso procurar, pensar, dialogar, rezar; e tudo isto produz em nossa vida de pastores aquela ‘peculiar fadiga do coração’".

Nesse sentido, convidou os bispos a recorrer a Santa Maria, que, como "primeira discípula de Jesus", auxilia os pastores, dando-lhes a graça necessária para não cair na "fadiga interior que nos unge na cruz de cada dia, muitas vezes em incertezas difíceis de compreender ou em escuridões que nos fazem cambalear na esperança". Ela, lembrou, "aproximou-se de seus filhos nas mais variadas situações para semear esperança nos corações".

"A Ela pedimos a graça de crer firmemente que ‘a esperança não decepciona’ e poder transmitir esta fé a nosso povo", assinalou.