A Conferência Episcopal Tcheca se junta aos protestos contra o livro e o filme "O Código dá Vinci", afirmando que o escritor americano Dan Brown desonra os símbolos cristãos fundamentais para ganhar publicidade.

O porta-voz da Conferência Episcopal Tcheca, Martin Horálek opina que "ofender e espezinhar o sentimento religioso de alguém para ganhar uma fortuna é simplesmente uma baixeza". Horálek diz que o livro de Dan Brown é um ataque intencional contra os sentimentos dos cristãos, comparando-o com as caricaturas do Profeta Maomé. "A única diferença consiste em que os cristãos não saem por isso às ruas, não usam a violência e não incitam a matar a Dan Brown", acrescentou.

O diretor do Centro Universitário em Praga, uma das filiais do Opus Dei, Francisco Mata Marcano, deu sua opinião sobre o "Código Da Vinci" e disse "que do ponto de vista de estilo é uma obra que obtém um suspense muito grande. O problema é que ataca os valores fundamentais da fé cristã, da fé católica".

"O impacto deste livro poderia ser também positivo -acrescentou- posto que as pessoas podem se interessar pela figura de Cristo e procurar mais informação e chegar à informação verdadeira que a encontramos na Sagrada Escritura".

Ao referir-se à confusão que poderia suscitar o filme na sociedade tcheca, manifesta que "faz mas ou menos três anos que o livro foi publicado em tcheco e eu não vi nenhuma reação muito especial. Embora tenha sido o livro mais lido do ano passado, não reparei nenhuma reação muito especial nas pessoas. Acredito que na educação deste país infelizmente o enfoque que se dá à Igreja é bastante negativo. Por isso o livro não contribui em nada novo, na minha opinião".