O Chanceler da Costa Rica, Roberto Tovar Faja, afirmou que "o Estado está obrigado a defender a família", e pediu protegê-la do relativismo moral e social que a ameaça seriamente, durante o encerramento da Jornada Internacional sobre Política Familiar e Direitos humanos.

Tovar explicou que este dever do Estado é "mais que uma imposição legal", e que como indivíduos, a defesa da família deve partir de "um convencimento moral, particularmente os que circunstancialmente exercem cargos públicos".

Advertiu que quem a ameaça já não são "os estados totalitários de antigamente que pregavam ‘abolir a família’", mas sim "o relativismo moral e social que ataca a família e agride nossa cultura".

Nesse sentido, pediu aos assistentes defendê-la do relativismo, "porque nossas meninas e meninos devem continuar crescendo em um ambiente de solidariedade e de compreensão, que é o que brota de uma família forte e vigorosa, onde pai e mãe e filhos, fomentam o sentido recíproco do amor".

Finalmente, Tovar agradeceu a Deus "por me ter dado a oportunidade de exercer um cargo que me permitiu defender valores muito apreciados de nossa cultura: a vida e a família, que me permitiu defender meus valores cristãos".