A Fundação Francisco Valdés Subercaseaux promove as obras do que será o maior mosaico do Chile, que será colocado na fachada da Catedral de São Mateus na cidade de Osorno.

O projeto chamado "Mosaicos e Vitrais da Catedral de Osorno" cobrirá uma área de 163,3 metros quadrados, e será complementado com vitrais sobre as três portas duplas de acesso ao edifício.

"O projeto se compõe de uma zona de vitrais situada na parte de acima das portas, enquanto que a fachada superior do pórtico -com a presença de mosaicos- criará figuras monumentais dos doze apóstolos. Acima também haverá medalhões com personagens do Antigo Testamento, patriarcas, profetas e decorações, além de um rodapé decorativo com elementos geométricos tirados da tradição araucana", explicou o pintor Juan Francisco Echenique, que dirigirá os trabalhos.

"Esta situação nos agradaria que fosse um exemplo para ser imitado em outros edifícios da cidade, públicos ou privados", assinalaram os diretores da Fundação que leva o nome do primeiro bispo de Osorno –que animou a construção da Catedral–, conforme informa o jornal Austral de Osorno.