Organizado conjuntamente pela Santa Sé e o Patriarcado de Moscou, até esta sexta-feira, 5 de maio, se realizará em Viena o Encontro de Cultura Cristã: "Voltar a dar uma alma à Europa".

Por este motivo, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, enviou aos participantes uma mensagem em nome do Papa Bento XVI, na qual destaca que "a Igreja não deixa de lembrar que só conservando o patrimônio dos valores transmitidos pelos antepassados, pode-se escrever uma nova página de sua história".

Entre os temas a tratar-se no evento destacam-se: Europa: as Igrejas frente os desafios da globalização, das seitas e da indiferença religiosa; a influência da ética cristã na política, economia e nos meios de comunicação; o diálogo da Igreja com as outras religiões e o humanismo das culturas secularizadas.

O Encontro é fruto de uma visita que o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Paul Poupard, realizou em novembro de 2004 ao patriarca ortodoxo russo Alexei II, em que ambos concordaram com a importância de refletir sobre as raízes cristãs da Europa.