O Bispo de Rafaela, Dom Carlos Franzini, exortou em sua recente carta pastoral às comunidades educativas católicas a recuperar sua identidade, trabalhar com excelência e ser eficientes na gestão econômica e administrativa.

Em sua missiva, o Prelado precisa que as características que não devem faltar em uma comunidade educativa católica que se apresenta como tal, são "clara identidade católica da proposta educativa; excelência acadêmica do serviço educativo devotado; e transparência e eficiência da gestão econômica e administrativa".

"Quando falamos de identidade católica da escola não falamos somente de uma escola em que se oferece catequese e algum serviço sacramental. Estes são elementos fundamentais, mas não os únicos, nem os mais importantes se faltarem outros", acrescentou.

O Bispo precisou que esta educação católica deve ser integral,"entendida como a formação de toda a pessoa, na totalidade de suas dimensões constitutivas" e que deve existir uma "presença ‘transversal’ da cosmovisão cristã em todos os conteúdos" oferecidos por uma comunidade educativa deste tipo, como a história e as ciências, por exemplo, que devem ser "espaços evangelizadores e reveladores do ‘esplendor da verdade’ do Evangelho".

Assegurou que a evangelização através do ensino católico se dá porque nela o Evangelho não é um curso mais, mas sim fonte "de todo o ensino e da ação educativa. Não há disciplinas profanas ou cristãs. Há educadores cristãos que as ensinam".

Dom Franzini considerou necessário "fortalecer o vínculo entre a catequese e as áreas do saber e promover um maior conhecimento do Magistério da Igreja das áreas curriculares específicas".

Em seguida, agradeceu aos pais que confiam nas escolas católicas a educação de seus filhos e pediu-lhes sua ajuda para afiançar o que as crianças e jovens recebem. Aos docentes insistiu ao "compromisso perseverante e coerente de cada um de vocês na construção de comunidades educativas dignas do nome cristão" e aos alunos lembrou que são "a razão de ser das escolas. Vocês têm o privilégio e a oportunidade de estudar e formar-se para serem homens e mulheres cabais, cristãos em plenitude".