Organizações oficiais da Igreja, o governo e os diversos setores sociais do país expressaram no dia 1 de maio sua dor pelo falecimento do Cardeal Raúl Francisco Primatesta, uma das figuras mais destacadas da Igreja no país.

A Comissão Executiva da Conferência Episcopal deu a conhecer um comunicado no qual destaca que "o falecimento do Cardeal Raúl Francisco Primatesta, que fora presidente desta Conferência Episcopal, significa para a Igreja na Argentina uma profunda dor que vivemos confortados com a esperança que nos dá a fé na Ressurreição de Jesus Cristo que celebramos neste tempo de Páscoa".

"Os Bispos da Conferência Episcopal Argentina nos unimos em oração pedindo ao Senhor que receba em sua glória a quem durante tantos anos serviu a Igreja como Arcebispo de Córdoba com muita generosidade e entrega. Compartilhamos neste momento como cristãos o pesar dessa Igreja particular e pedimos a todos os fiéis na Argentina uma oração por seu eterno descanso".

Apesar de ter completado o limite de idade, o Cardeal Primatesta se caracterizou por uma intensa participação na vida social do país, especialmente atuando em várias ocasiões como mediador, para impedir conflitos sociais, especialmente durante os dramáticos anos que precederam e seguiram o "corralito" econômico.