A arquidiocese de Assunção apresentou há alguns dias o projeto de formação cidadã a fim de formar futuros políticos e líderes paraguaios que contribuam para o desenvolvimento do país de acordo com os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.

A iniciativa foi apresentada pelo Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, a sacerdotes, diáconos e dirigentes no Seminário Metropolitano e contribuirá também para a formação da família e das pequenas comunidades das paróquias de outras dioceses.

Durante sua intervenção, Dom Cuquejo destacou que a prioridade deste projeto será a "construção da consciência cidadã que deve levar o leigo a uma maior vivência da fé e de um compromisso social que o impulsione a uma evangelização através da Doutrina Social da Igreja".

Do mesmo modo, ao lamentar a falta de coesão entre a fé e a responsabilidade social de muitos católicos, os apresentadores Gerardo Gómez e Jorge Lara coincidiram na responsabilidade da Igreja com respeito à formação cidadã e os desafios da cultura política do país.

"Os fiéis participam das missas, mas não compreendem que devem responsabilizar-se pelo bem comum, de seu semelhantes e inclusive dos que não participam da Igreja Católica. A sociedade necessita de autênticos políticos e líderes sociais, porque os que temos atualmente não respondem às expectativas do povo", indicou Gómez.