O Vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, elogiou a Igreja Católica por realizar diversos encontros em várias regiões do país para recolher da sociedade civil propostas e reflexões que sejam uma contribuição valiosa para a Assembléia Constituinte que se instalará nesse país em agosto próximo.

Recentemente a Conferência Episcopal Boliviana apresentou os resultados dos encontros locais de capacitação e deliberação civil realizados há cinco anos para apoiar a preparação da Assembléia Constituinte.

Nestas reuniões, com o lema: Caminhos para a Constituinte e, quê tipo de país queremos e como o fazemos? o Episcopado por meio da Comissão Episcopal Pastoral Social-Cáritas (CEPAS) capacitou e formou 40 mil pessoas. Os resultados desses encontros estão registrados em sete livros, que reunem todo tipo de propostas.

A respeito, o Presidente da CEPAS e Vigário Apostólico de Pando, Dom. Luis Casey, precisou que os documentos apresentados procuram "animar a Constituinte a escutar a aqueles setores que tradicionalmente não são escutados e que têm um potencial valioso sobre propostas de conteúdo da nova Constituição do Estado".