Ao finalizar a Audiência Geral, o Papa Bento XVI lembrou nesta quarta-feira o 20º aniversário da tragédia de Chernobyl (Ucrânia), e logo depois de orar pelas vítimas, apoiou o desenvolvimento pacífico da energia nuclear.

A explosão de Chernobyl, na então União Soviética, produziu-se em 26 de abril de 1986 e é considerado o pior acidente industrial e meio-ambiental da história.

A explosão do reator nuclear causou a morte instantânea de 50 pessoas; mas milhares de pessoas no leste da Europa estão afetadas de cânceres causados por exposição à radiação. Cálculos da Organização Mundial da Saúde indicam que mais de nove mil pessoas em todo mundo morrerão, eventualmente, de cânceres causados pela radiação de Chernobyl.

"Sinto o dever de expressar minha mais viva avaliação –disse Bento XVI– às famílias, as associações, as administrações civis e as comunidades cristãs que durante estes anos se dedicaram a acolher e cuidar dos adultos e especialmente das crianças afetadas pelas conseqüências daquele acontecimento tão doloroso".

"Ao mesmo tempo que rezamos pelas vítimas de uma calamidade tão grande e por aqueles que levam seus sinais no corpo, invocamos ao Senhor para que ilumine os responsáveis pelo destino da humanidade para que com um esforço conjunto ponha toda energia a serviço da paz, respeitando as exigências dos seres humanos e da natureza", concluiu o Papa.