Por ocasião das celebrações do IV centenário da morte de Santo Toríbio de Mogrovejo, o Papa Bento XVI enviou uma carta aos bispos peruanos em que expressa seu desejo de que esta efeméride seja uma ocasião "para reavivar o caminho da Igreja nas diversas diocese", inspirando-se na vida e obra do segundo Arcebispo de Lima e padroeiro do Episcopado latino-americano.

Na missiva datada de 23 de março, festa do santo arcebispo, o Pontífice enviou uma "saudação muito cordial" ao Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne e outros prelados congregados para agradecer "a Deus por esta figura destacável de Pastor", assim como também aos sacerdotes, consagrados e fiéis, "que se unem à alegria da Igreja pelo dom que Deus lhes deu com um Santo tão admirável, a quem podem invocar como intercessor e em quem têm um modelo de vida também para nossos dias".

"Desejo igualmente exortar a todos a considerar esta como uma ocasião providencial para reavivar o caminho da Igreja nas diversas dioceses, inspirando-se na vida e obra de santo Toríbio", expressou o Santo Padre.

Ao descrever a figura do santo, Bento XVI destacou "sua abnegada entrega à edificação e consolidação das comunidades eclesiásticas de sua época. Fez com grande espírito de comunhão e colaboração, procurando sempre a unidade, como demonstrou ao convocar o III Concilio Provincial de Lima (1582-1583), que deixou um precioso acervo de doutrina e de normas pastorais".

Sobre o assunto, o Santo Padre assinalou que "um de seus frutos mais apreciados foi o chamado Catecismo de Santo Toríbio, que se demonstrou um instrumento extraordinariamente eficaz para instruir na fé milhões de pessoas durante séculos, e fazer o de maneira sólida e de acordo com a doutrina autêntica da Igreja, unindo assim do mais fundo, por cima de qualquer diferença, a quantos se identificam por ter ‘um só Senhor, uma só fé, um só batismo’".

Depois de ressaltar que Santo Toríbio era consciente de que a "vitalidade da Igreja depende em grande parte do ministério dos sacerdotes", O Papa lembrou que o Arcebispo de Lima "fundou o Seminário conciliar de Lima, que funciona até o dia de hoje".

Sobre este centro de formação, o Papa disse que "é de esperar que siga dando abundantes frutos, precisamente em uns momentos em que urge promover as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, para abordar a enorme tarefa de construir comunidades cristãs que se reúnam com alegria na celebração dominical, freqüentem os sacramentos, fomentem a vida espiritual, transmitam e cultivem com urgência a fé, dêem testemunho de firme esperança e pratiquem sempre a caridade".

Do mesmo modo, o Papa ressaltou o "profundo espírito missionário" do santo que se manifesta "detalhes significativos, como seu esforço por aprender diversas línguas", para pregar pessoalmente a seu rebanho e que também demonstra seu "respeito pela dignidade de toda pessoa humana, qualquer que seja sua condição, em que tratava de suscitar sempre a sorte de sentir-se verdadeiro filho de Deus".

Ao final da carta, Bento XVI invocou a intercessão da Virgem Maria, "para que proteja o Povo de Deus que caminha por terras Latino-americanas e o guie para a alegria de viver plena e coerentemente a fé em Cristo" e deu a Bênção Apostólica "com uma atenção especial pela Igreja no Peru e, em particular, pela Arquidiocese de Lima".