O jornal alemão Handelsblatt destacou o ressurgimento espiritual que o Papa Bento XVI suscitou em sua Alemanha natal, país que visitará novamente no próximo mês de setembro.

Em um especial pelo primeiro aniversário do Pontificado de Bento XVI, o jornal  bávaro destacou que o fato de visitar duas vezes seu país em datas tão próximas, suscitou em muitos fiéis alemães um despertar espiritual, uma renovação na própria fé.

O artigo destacou que "não se trata apenas de uma visita oficial, mas de uma visita às raízes de sua vida. Em meio desta euforia sobre o excepcional privilégio da ‘proximidade papal’ deve-se apontar uma perspectiva que anteriormente muitos não consideraram possível: este sábio de 79 anos poderia dar neste momento um impulso de reanimação à Igreja na Alemanha".

Também explica que "as meditações do Santo Padre na JMJ 2005 em Colônia, despertaram a nostalgia de muitos jovens pela espiritualidade, e aos lhes falar da  frustração, a insatisfação e o amor, em uma forma que talvez nenhum pastor da Igreja Católica na Alemanha fez antes, despertou principalmente entre os jovens uma verdadeira onda de otimismo, que vêem na figura do Papa um verdadero Pai e Pastor".