A União Católica de Imprensa publicou o terceiro número da revista Verdad y Esperanza para comemorar os vinte anos da realização do Encontro Nacional Eclesial Cubano (ENEC) e apontar os desafios que a Igreja tem na ilha hoje.

A primeira vez que esta revista foi publicada foi no ano de 1998 por ocasião da visita do Papa João Paulo II. Cinco anos depois saiu à luz um segundo número que reuniu os melhores artigos de diversas publicações católicas cubanas.

Agora, Verdad y Esperanza contém  72 páginas e está dedicada integralmente ao ENEC, histórico evento que se realizou entre os dias  17 e 23 de fevereiro de 1986. Também inclui um resumo do que significou a Reflexão Eclesial Cubana (REC), que foi o processo preparatório.

O Pe. Antonio Rodríguez, um dos autores convocados para este número, destaca a importância de Verdad y Esperanza porque "uma grande parte dos atuais fiéis católicos, incluindo os agentes de pastoral  -cubanos e estrangeiros- desconhecem a letra e, por conseguinte, o espírito do ENEC".

Por sua vez, o Pe. José Conrado Rodríguez garante que "a REC e o ENEC continuam sendo um projeto inacabado, ainda que  não esgotado. Um desafio  porque continuam nos fazendo perguntas pertinentes e problemas muito reais ainda não resolvidos".

Entre as entrevistas, destaca a realizada ao engenheiro Dagoberto Valdés, atual diretor do Centro de Formação Cívico-Religiosa de Pinar del Río e da revista Vitral, que em 1986 representou os leigos na presidência do ENEC. Assim como ao  Pe. Bruno Roccaro, que foi um dos redatores do documento final.

A revista Verdad y Esperanza também reproduz a palestra de Dom Felipe de Jesús Estévez, atual Bispo Auxiliar de Miami; a carta enviada pelo Papa João Paulo II através de seu Legado Pontifício, Cardeal Eduardo Pironio; o discurso inaugural do então Presidente da Conferência Episcopal Cubana, Dom Adolfo Rodríguez; a Mensagem Final do ENEC e a Instrução Pastoral publicada pelos Bispos.

Finalmente, os responsáveis pela revista indicam que este deixa espaço para os desafios do presente e do futuro da Igreja em Cuba, tais como o papel dos leigos, os meios de comunicação católicos e a reconciliação nacional. Aspectos todos "enfocados à luz de nossa época".