Embora oficialmente foram alegados motivos de segurança, a partida de futebol desta sexta-feira entre as equipes do Inter e do Milan foi adiantada em duas horas e meia em relação a seu horário inicial depois da solicitação feita na segunda-feira passada pela Rádio Vaticano para que não coincidisse com a celebração da Via Sacra que o Papa Bento XVI presidirá.

O clássico lombardo será disputado às 18h e não às 20h30, tal e como estava previsto. "O horário de início da partida foi adiantada por motivos de ordem pública em consideração àos recentes confrontos com a torcida interista", afirmou nesta terça-feira o chefe de polícia de Milão, Gian Valerio Lombardi.

Segundo a imprensa local, a notícia foi especialmente bem recebida pelas autoridades do vaticano que já tinham expressado seu mal-estar pelo fato de que o encontro fosse na Sexta-feira Santa.

No início desta semana, a Rádio Vaticano pediu expressamente que adiantassem o horário da partida para evitar a coincidência de horários entre o início da partida e o da Via Sacra que será presidida pelo Santo Padre no Coliseu Romano.

"Os pedidos da Igreja parece que foram ouvidos e levados em consideração na hora de adiantar a partida par às seis da tarde. Embora, oficialmente, foram motivos estritamente de segurança que levaram ao novo horário", disse de Roma o jornalista Pierpaolo Marchetti para O Mundo Esportivo.