Durante sua homilia dominical o Vigário da Arquidiocese de Manágua, Dom Eddy Montenegro, fez um chamado ao povo nicaragüense a construir a reconciliação como “o único caminho” para o país e exortou a deixar que as feridas cicatrizem”.

Depois de explicar o significado do  Pai Nosso e a importância da oração, Dom Montenegro ressaltou que enquanto as feridas “continuem abertas por dentro”, na Nicarágua não haverá uma verdadeira reconciliação.

Do mesmo modo ao se referir à aproximação da Igreja com a  Frente Sandinista, o Prelado afirmou que “já dissemos em outras ocasiões que sua sinceridade será demonstrada com o tempo. O consenso nacional diz que a reconciliação é o único caminho”.

Quanto às especulações sobre uma possível mediação da Igreja entre a Frente Sandinista e o Partido Liberal Constitucionalista (PLC) para libertar o ex-presidente Arnoldo Alemán, Dom Montenegro esclareceu que  “entre os partidos têm seus canais de comunicação e entre eles pode ser que tenha falado algo sobre isto, mas não nos  procuraram oficialmente. Entretanto, a Igreja sempre vai a propor a paz”.