Os bispos mexicanos exortaram os fiéis a abraçar a cruz que cabe a cada um e que muitas vezes é não desejada, como "uma oportunidade de nos encontrar com Deus" e com os demais.

Em sua mensagem de Semana Santa, a Secretaria Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) lembrou que nestes dias "celebramos o ponto culminante, mas ao mesmo tempo fundamental da fé cristã", que é a Ressurreição do Senhor.

O texto reconhece que muitas vezes nos cabe "abraçar uma cruz que não queríamos ou que nunca imaginávamos". Entretanto, explica que "abraçar uma cruz significa assumir uma atitude positiva e de esperança frente a qualquer situação adversa, ao menos na aparência que nos dá essa situação em um princípio".

Acrescenta a mensagem episcopal que este tipo de experiências se tornam fecundas e fazem uma pessoa amadurecer quando a assume com a atitude de Cristo: "Pai, não peço que me afaste deste cálice conforme a minha vontade, mas sim se faça a Tua". Isto, indica, permitiu-lhe receber "a fortaleza" de que necessitava "para assumir a morte e a morte mais ignominiosa que era a morte de ser crucificado".

"Nessa linha é o convite que nos faz a Igreja nestes dias da Semana Santa: olhar sempre todas as adversidades, problemas, situações difíceis, não como um beco sem saída, mas sim como uma oportunidade de nos encontrar com Deus e de nos encontrar com outros", finaliza o documento.