O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, exortou os mexicanos a não preocupar-se por enquanto com as eleições presidenciais e sim centrar a atenção na Semana Santa para meditar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

"Este não é o momento de pensar nas eleições já que haverão outros momentos para refletir sobre o voto. Este tempo é para meditar sobre a mensagem de Jesus", anotou o Cardeal na Missa do Domingo de Ramos celebrada na Catedral da capital mexicana.

Ao lembrar que a prioridade da Igreja é evangelizar, o Cardeal Rivera recordou que a história não terminou, pois o processo de Jesus continua em nossos dias, já que segue sofrendo quando nos submergimos no pecado ou se atualiza o grito da multidão: "Não queremos este, mas sim a Barrabás, crucifica-o!".

Acrescentou que enquanto "a paixão física de Jesus continua nos males físicos que sofre todo ser humano como a fome e as doenças, sua paixão espiritual a constituem os sofrimentos morais que teve que padecer".

Nesse sentido, o Arcebispo do México disse que "nossa paixão se dá pela indiferença religiosa, o desprezo das leis morais sob o nome de progressismo, a manipulação da religião com fins perversos e pelo ateísmo teórico e prático que rejeita Deus da vida pública".

"Não basta a compaixão afetiva para os membros doentes, devemos aliviar efetivamente suas dores em vez de aumentá-las. Assim a leitura da paixão não será uma mera lembrança piedosa mas sim uma fonte de renovação cristã pessoal e comunitária", concluiu.