O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, ressaltou a vida exemplar de São Francisco Xavier ao comemorar hoje os 500 anos de seu nascimento e insistiu aos fiéis a imitar seus anseios de pregar o Evangelho na Espanha e Europa de hoje, "tão secularizada".

Perante mais de 40 bispos, os Reis da Espanha, bem como outras autoridades estrangeiras e eclesiásticas reunidas na cidade de Xavier para a celebração, o Cardeal lembrou que para o Santo jesuíta "‘o fato de pregar não é um motivo de orgulho’, mas uma necessidade existencial irreprimível".

O Cardeal Rouco, em sua qualidade de Enviado Pontifício para a ocasião, indicou que São Francisco Xavier, que dedicou dez anos de sua vida a evangelizar as índias orientais e morreu às portas da China, "foi um desses espanhóis universais que povoaram essa Espanha prodigiosa do século XVI" e que "deixou um rastro indelével na história da Igreja e da humanidade por levar o nome de Jesus e o sinal da Cruz a novos mundos".

Deste modo explicou que para o missionário era importante o resgate da alma de cada ser humano através do anúncio do Evangelho. "Importa-lhe a salvação do homem, e, por isso, sua vida será um esforçar-se para que tudo o que se encontre com ele possa conhecer e fazer sua a verdade de que ‘tanto amou Deus ao mundo, que entregou a seu Filho único, para que todos os que crêem nele tenham vida eterna’", acrescentou o Arcebispo.

Nesse sentido, assinalou a urgência de "recuperar a alma’ na vida do homem e na sociedade, na Espanha e na Europa", e de "convencer a nossos contemporâneos de que ‘fracassar nos assuntos da alma’, frustra a vida" porque "é muito difícil, por não dizer impossível, abrir futuros compartilhados de vida, de justiça, de solidariedade e de paz, se esquecer a própria alma".

Lembrou que João Paulo II falou da necessidade de seguir o caminho da Espanha evangelizada. Espanha evangelizadora". Palavras que os jovens devem as ouvir "com urgência e ardor apostólico", por ser eles "a grande esperança da Espanha e da Europa cristã".