O Papa Bento XVI presidiu nesta manhã uma reunião no Palácio Apostólico Vaticano com os chefes dos dicastérios da Cúria Romana na qual, segundo fontes do vaticano, teria sido discutida a reforma da Cúria e a indulgência para a celebração universal do Missal de São Pio V.

O encontro, de caráter extraordinário, realizou-se depois de uma ordinária celebrada em 13 de fevereiro passado, em que o Santo Padre pediu a opinião dos "capidicastério" sobre a aprovação universal do Missal de São Pio V, o rito litúrgico vigente antes do Concílio Vaticano II.

Do mesmo modo, em 23 de março passado, o Pontífice presidiu uma reunião com todos os cardeais antes de seu primeiro Consistório para recolher opiniões sobre a situação dos bispos eméritos, quer dizer, os acima de 75 anos e, portanto, cessam em suas funções de governo de sua diocese. Além disso, naquela ocasião foi abordado o tema do diálogo com o Islã e o dos lefebvrianos, que pedem ser readmitidos na Igreja.

Nesta segunda reunião com a Cúria romana, celebrada na Sala Bologna do Vaticano, Bento XVI teria recolhido os pareceres dos chefes dos dicastérios para tomar decisões a respeito da reforma litúrgica na linha proposta por João Paulo II na carta encíclica "Ecclessia de eucharista" de 17 de abril de 2003.

Segundo as mesmas fontes, o anúncio mais importante que seguiria a este encontro seria a liberação do Missal de 1962, uma decisão que é parte da reforma litúrgica impulsionada pelo Papa Bento XVI mas que poderia ter um impacto significativo no processo de reconciliação com o cisma lefevbrista.