A comissão executiva da Conferência Episcopal Argentina que preside o Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, visitou ontem o Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, a fim de dialogar sobre a vida institucional do país e as dificuldades dos setores mais necessitados.

Na visita, a comissão expressou ao chanceler sua inquietação pelo conflito das fábricas de papel na fronteira da Argentina e Uruguai, que se intensificou com a suspensão da audiência entre os presidentes Néstor Kirchner e Tabaré Vázquez, e o reatamento do corte de rota por parte dos vizinhos do Gualeguaychú que consideram poluentes as plantas de celulose que se constróem na cidade fronteiriça de Fray Bentos (Uruguai).

O porta-voz do Episcopado, Padre Jorge Oesterheld indicou que embora sobre este tema não se ofereceu uma mediação entre ambos países, "a Igreja sempre se preocupará com os desacordos entre irmãos".

Acrescentou que o encontro com Taiana foi uma devolução do gesto de cortesia que teve o chanceler o mês passado quando concorreu à sede do Episcopado.

Diante da consulta sobre uma possível audiência dos bispos argentinos e o Presidente Kirchner, o porta-voz respondeu que embora por enquanto não tenha nada previsto, "existe uma boa relação no nível de ministros e com a segunda linha de funcionários".

Além do Cardeal Bergoglio, a comissão executiva está integrada pelos vice-presidentes; Dom. Luis Villalba, Arcebispo de Tucumán e Dom. Agustín Radrizzani, Bispo de Colinas de Zamora.