O Arcebispo de Valência, Dom. Agustín García-Gasco, lembrou que "o que revivemos na Semana Santa sempre interpela nossa cultura em suas mais profundas raízes" e assegurou que este tempo cobra atualmente uma urgência singular porque o individualismo está cada vez mais presente nas diversas manifestações culturais.

Em sua carta semanal intitulada "O caminho da felicidade", o Prelado assinalou que em nossos templos e em muitas de nossas ruas podemos voltar a recordar o assombroso gesto de Jesus, o Filho de Deus, que dá sua vida por nós, e afirmar que "a plena manifestação de Deus lança sempre uma mensagem de verdade e de amor, que não é outro que o caminho de dar a vida pelos demais".

"Querem ver a plenitude humana? Olhem àquele que ama até nos entregar toda sua pessoa. Querem encontrar a autêntica grandeza? Contemplem àquele que escolhe humilhar-se até o extremo. Querem alcançar a verdade? Sigam àquele que não preserva nada de si mesmo. Querem a liberdade mais alta? imitem àquele que não se intimidou nem com as agressões nem com as ameaças", anotou.

Dom. García-Gasco indicou também que "mostrar ao ser humano sua verdadeira dignidade e seu profundo valor é a tarefa central da ação evangelizadora da Igreja" e acrescentou que esta se obtém se se propõe a todos um modo de viver que confirme o desejo de amar o coração humano.

"Amar não é um ideal heróico, feito para uns poucos, mas a conseqüência própria de quem descobre a verdade e se deixa transformar. Um dos lugares aonde descobrimos nossa identidade mais íntima, como homens e como mulheres, é a família", indicou.

Finalmente o Arcebispo de Valência lembrou que foi "o mesmo Filho de Deus quem quis ter uma família e viver nela a educação e a obediência para mostrar que toda a realidade humana, desde seus origens biológicas mais frágeis e ocultas, está impregnada da sabedoria e do amor de Deus".