O Papa Bento XVI nomeou neste quinta-feira Dom Fernando Chomali Garib novo Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, até agora pároco da paróquia Maria Mãe de Misericórdia da capital e moderador da Cúria Metropolitana da mesma.

O bispo eleito nasceu em Santiago do Chile em 1957. Em 1984 entrou para o Seminário Pontifício Maior do Santiago e foi ordenado sacerdote em 6 de abril de 1991.

Em 1993 se licenciou em Teologia Moral da Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, e posteriormente, em 1994, obteve o grau de Doutor em Sagrada Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1998 obteve Mestrado em Bioética pelo Instituto João Paulo II da Pontifícia Universidade Lateranense.

Além de ter se desempenhado como docente de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile, Dom Chomali é membro da Comissão Nacional de Bioética da Conferência Episcopal do Chile desde 2003.

Com esta nomeação, Santiago do Chile contará com quatro bispos auxiliares que colaboram com seu Arcebispo, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, na pastoral da arquidiocese de uma população de cinco milhões e meio de habitantes, dos quais três milhões e 800 mil são católicos.