Organizada pela Arquidiocese Pamplona e Tudela e a editora Everest, mais de cinco mil estudantes de Navarra assistirão à peça teatral "Francisco Xavier: Causa aberta", em que se ressalta a figura e valores do Santo padroeiro desta cidade.

A obra, dirigida a alunos de primário de 50 centros escolares, será apresentada a partir de 24 de abril pelo grupo Três tristes tigres. Nela se combina teatro, música e mídia áudio-visual para relatar a vida missionária e o processo de canonização do santo jesuíta.

Em entrevista coletiva à imprensa, o Arcebispo de Pamplona e Tudela, Dom. Fernando Sebastián, valorizou a "capacidade de exemplaridade para a juventude, a decisão, fortaleza, valentia e coragem" demonstrados pelo Padroeiro de Navarra, cujo quinto centenário de nascimento se celebra neste ano.

Acrescentou que frente à busca de modelos por parte dos jovens, a Igreja pude apresentar São Francisco Xavier como "um homem de carne e osso que demonstrou com sua vida o grande valor dinamizador que tem a fé em Jesus Cristo".

Dom Sebastián também elogiou a iniciativa apresentada e desejou que "sejamos capazes de transmitir a nossa juventude um grande referencial, um grande modelo, que soube fundamentar suas aspirações e suas energias, grande Navarro, grande cristão, grande homem da humanidade, São Francisco Xavier".