O recentemente criado Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, denunciou o perseguição que sofre a família na Espanha e pediu a "todo homem de boa vontade" que defenda seus valores e fundamentos antropológicos.

Durante a apresentação do livro Família Via Ecclesiae (Caminho da Igreja), uma antologia de textos sobre o matrimônio e a família, do Servo de Deus João Paulo II, o Cardeal afirmou que o bem do homem e da sociedade "está profundamente vinculado à família" e é inseparável da mesma, por isso "é indispensável e urgente, diante das pressões e a perseguição que sofre, que todo homem de boa vontade se empenhe em defendê-la e proteger seus valores".

O Arcebispo de Toledo manifestou que uma especial dificuldade que a família vem enfrentando é a imposição de legislações a favor de novas uniões, inclusive entre pessoas do mesmo sexo, que atentam contra o matrimônio e a família, destroem sua verdade, vulneram a mais elementar dignidade e verdade do ser humano, conduzem à quebra de humanidade e, em conseqüência, põem em perigo a estabilidade da própria sociedade".

Do mesmo modo, o Cardeal indicou que "são bem conhecidos os problemas que em nossos dias assediam o matrimônio e a instituição familiar, devidos a uma certa mentalidade ambiental hedonista, permissiva e não solidária".

O Primaz da Espanha lembrou a contribuição de João Paulo II concretizada em muitas iniciativas como discursos, catequese e suas obras "em favor da família, para defendê-la, para proclamar a todo tempo o Evangelho da família, sacrário da vida, esperança da humanidade".

Família Via Ecclesia foi editado pelo FMR-ART'E e corresponde ao segundo volume da coleção Bibliotheca Ioannes Paulus II. A apresentação do mesmo se realizou no salão de atos do Colégio Maior São Paulo-CEU, em que estiveram presentes o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro e o Embaixador da Itália, Amadeo de Francis, entre outras personalidades.