Ao participar junto com milhares de manifestantes, da marcha "Peregrinação em defesa da vida", o Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz exigiu à Corte Constitucional da Colômbia não descriminalizar o aborto, lembrando que a vida dos nascituros é um dom de Deus.

Durante a mobilização que liderada pela imagem do Menino Jesus de Praga (Divino Menino), o Cardeal disse que Deus feito menino nos ensina a respeitar a própria vida e a de nossos compatriotas e acrescentou que a multitudinária manifestação, que presidida pela imagem venerada há muitos anos no bairro Vinte de Julho, é um ato "não só de fé mas também de nacionalidade".

A imagem do Divino Menino é a mais colombiana de todas as imagens desse país. Foi confeccionada em 1935 a pedido do sacerdote italiano João de Rizzo. A mesma não saía de seu templo, localizado ao sul de Bogotá, há 30 anos.

Fim da violência

O Cardeal Rubiano aproveitou também a ocasião para pedir o fim da violência, seqüestros e outras ações de grupos rebeldes. "Tomara que estas manifestações, este clamor chegue aos grupos insurgentes que têm a tantos seqüestrados, porque o seqüestro é passar por cima da dignidade humana, da vida em si mesma", anotou, e se mostrou crédulo de que com a chegada da Semana Santa haverá um fim das hostilidades.