O Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Andreas Abouna, assinalou que a falta de segurança e o aumento do fundamentalismo continuam sendo uma ameaça para os católicos iraquianos, que estão "desesperados" com a situação.

Em uma entrevista concedida a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Dom Abouna disse que "os cristãos estão desesperados; daí que tantos fujam do país. Em suas corações desejam ficar, mas a situação é tal que preferem viver fora do Iraque".

O Prelado explicou que o principal problema é o da segurança. "Há muitos agentes de polícia no Iraque, sobretudo na zona de Bagdá; estão por todos lados e não deixam de aumentar. O problema é que a qualidade de seu serviço não é levada em conta. Às vezes, as pessoas têm medo, mais do que antes, porque não se sentem seguras".

"Ainda temos esperanças de que o Iraque volte a ressurgir, mas será muito difícil com um Governo que não pode tomar decisões. Dá para imaginar como é a vida sem nenhum tipo de governo real?", questionou o Bispo.

Dom Abouna afirmou que "cada vez há menos cristãos. Quando olhamos nas Igrejas, nós as encontramos cheias de fiéis, mas fora delas parece que já não há cristãos no Iraque".

Segundo recente informação, no país ficaram 750 mil cristãos; um milhão a menos que antes da guerra.