Mediante um telegrama enviado pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado, ao Arcebispo Edmond Farhat, Núncio apostólico na Turquia,  o Papa João Paulo II expressou seu pesar pelas mortes produzidas no acidente ferroviário na Turquia.

“Após a notícia do dramático acidente ferroviário entre Istambul e Ankara, que provocou tantas vítimas, o Santo Padre dá os pêsames e manifesta sua proximidade espiritual às famílias atingidas por esta tragédia. Confia os defuntos  à misericórdia do Todo-poderoso e garante suas orações por todos os feridos e seus familiares, sem esquecer aos que fazem parte das operações de socorro”, diz o telegrama.

O Papa expressa também “seu mais sentido pesar às autoridades e ao povo turco, chamando a todos a manifestar seu apoio às pessoas tão provadas pela catástrofe. Em prenda de consolo, Sua Santidade implora para todos a fortaleza das bençãos divinas”.

36 pessoas morreram e 79 ficaram feridas no acidente ocorrido na mais nova linha férrea do país.  O trem, que pertencia ao novo serviço de alta velocidade inaugurado no mês passado, pode viajar a velocidades de até 150 quilômetros por hora, mas as autoridades dizem  que os trilhos na  zona onde o  trem descarrilhou não foram modernizados, e é necessário ir a velocidades muito menores.