Durante a audiência que concedeu aos cardeais recentemente criados, acompanhados por suas respectivas delegações, o Papa Bento XVI destacou a fidelidade à Igreja dos povos hispanos ao cumprimentar os dois cardeais de fala espanhola.

"Depois da solene celebração do Consistório –disse o Santo Padre–, que nos ofereceu a oportunidade de transcorrer momentos de oração e de intensa fraternidade, estou contente de me encontrar com os senhores novamente".

O Pontífice rezou então ao Senhor para que "sustente os novos cardeais e os proteja no cumprimento dos diversos ministérios que desenvolverem na Igreja. A Jesus, Bom Pastor, pedimos, em particular, que continue acompanhando-os com sua graça."

O Pontífice cumprimentou então a cada um dos cardeais nos diversos idiomas.

"Saúdo novos Cardeais de língua espanhola e a todos os fiéis da América Latina e da Espanha que os acompanham. Saúdo em particular a seus familiares, irmãos bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas, especialmente aos do Seminário de Toledo", disse o Papa.

O Santo Padre em seguida disse: "A Venezuela exulta por seu Cardeal Jorge Liberato Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, acompanhado também por sua idosa mãe. Tanto em Valência como agora na Capital, ele realizou muitas iniciativas pastorais para o bem de sua querida Nação".

"A Espanha se honra com o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Arcebispo de Toledo, que anteriormente desenvolveu um frutuoso ministério em Ávila e Granada, dando provas de sua constante entrega às respectivas comunidades eclesiásticas", acrescentou depois.

"Seus povos se distinguem pela fidelidade ao Sucessor de Pedro e pela devoção à Virgem Maria. Que Ela seja sempre a Estrela que guie vossas Igrejas particulares na tarefa evangelizadora", concluiu.