O Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Familiar do Episcopado mexicano, Dom Rodrigo Aguilar Martínez, assinalou que embora a ciência tenha desvendado mistérios da vida natural, a vida humana tem um significado profundo que nos leva a buscar respostas às perguntas fundamentais sobre o destino do homem.

"Este significado profundo da vida é o que lhe confere seu autêntico valor e o que nos guia no modo como enfrentamos as questões mais decisivas que a ela correspondem", acrescentou o também Bispo eleito de Tehuacán na mensagem pelo Dia da Vida. Nesse sentido, o Prelado destacou a capacidade do homem de pensar e amar o infinito.

No texto, Dom Aguilar lembrou que "entre todos os seres criados, o ser humano ocupa um posto especial porque (Deus) fez-lhe partícipe de sua solicitude e providência para toda a criação".

Entretanto, lamentou que muitos vivam sem assumir "plenamente esta responsabilidade derivada de sua altíssima dignidade de ser imagem e semelhança do Criador" e se comportem como donos da vida, manipulando-a e destruindo-a a seu gosto.

Assim, advertiu que a forma como se expõe a sexualidade, as propagandas a favor do aborto, a fecundação in vitro, a eutanásia e outras manifestações anti vida, podem nos tentar "a duvidar do esplendor da verdade que nos ensina a Sagrada Escritura a respeito da vida do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus".

Entretanto, o Prelado lembrou que Cristo veio trazer "vida em abundância" e que nossa fé nos ensina que "a vida, especialmente a vida humana, vem de Deus e, portanto, é bela, é sempre um bem e vale a pena vivê-la, promovê-la e defendê-la".

"O mistério da Encarnação que ilumina nosso Dia da Vida, nos anuncia a boa nova de que o Filho de Deus assumiu e consagrou todo o processo da vida humana, desde a concepção ou fecundação, até a morte", afirmou Dom Aguilar.

Assim, depois de recordar que Cristo confiou à sua Igreja o Evangelho da Vida, o Prelado pediu à Virgem de Guadalupe sustentar todos os batizados para que "agradeçamos, respeitemos e promovamos a vida de cada ser humano".