O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Bispo de Bilbao, Dom Ricardo Blázquez, afirmou que "os alicerces da família estão sendo sacudidos por grandes ameaças que chegam até ferir o matrimônio e a família em sua própria definição".

Assim expressou o Prelado nesta terça-feira em Bilbao durante uma conferência pela celebração da jornada "A família, protagonista da Educação".

Segundo o Presidente do organismo episcopal, a lei que permite o "matrimônio" homossexual é um dos "sintomas graves" de "uma crise profunda e radical" que a família sofre hoje "em seus alicerces".

Para Dom Blázquez, "a extensão do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo e o reconhecimento da capacidade legal destes casais para a adoção" são parte "da desestruturação da família", assim como a lei que acelerou os trâmites do divórcio, que já propiciou "um enorme aumento" no número de separações.

Como causas da crise da família, Dom Blázquez também citou "a aceitação social do aborto, a equiparação dos casais de fato com os matrimônios", o aumento das famílias monoparentais ou a "alarmantemente baixa taxa de natalidade".

Mais adiante, o Presidente da CEE assinalou que as leis do divórcio "express" e a dos "casamentos" homossexuais são normativas que causaram "feridas profundas na estabilidade da instituição da família".