O Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Camillo Ruini, chamou os candidatos ao Parlamento a defender a vida e a família, evitando em suas propostas eleitorais projetos de lei que legalizem os casais de fato.

“É preocupante que em algumas regiões italianas esteja sendo discutido ou já tenha sido aprovadas normas que põem no mesmo nível o matrimônio e as uniões de fato”, advertiu o Purpurado.

Em seu discurso de abertura do Conselho Permanente da CEI, o Cardeal Ruini indicou que o Episcopado “não se colocará do lado de nenhuma formação política”, mas cumprirá seu dever de lembrar aos católicos, eleitores e candidatos, “os conteúdos irrenunciáveis que deverão orientar sua política”.

Entre estes conteúdos está “o respeito à vida humana desde a concepção até sua morte natural, o apoio à família legítima fundada no matrimônio e em particular em seus deveres de geração e educação dos filhos, evitando introduzir leis que comprometeriam gravemente seu valor e sua função e que não correspondam a efetivas exigências sociais”.

Finalmente, alentou os católicos a participar da vida política, para assim evitar uma diáspora cultural que provoque que os princípios da doutrina social da Igreja não recebam  atenção suficiente dos partidos.